LINFLOW

Caso queira adquirir produtos ou obter mais informações sobre os mesmos Clique Aqui.

FORNECEDOR:
ANKER-ZEMER. - http://www.anker-zemer.se

PLATAFORMAS/SISTEMAS :
PC/Windows 2000, XP, Linux, Workstation/UNIX.

DESCRIÇÃO:
O programa é baseado no Método de Elementos de Contorno. Possui funções específicas e algoritmo de solução(“solver”) que são executados nos pré e pós-processadores do programa ANSYS, o qual fornece as freqüências da estrutura como dados de entrada nas análises realizadas no LINFLOW, e apresenta a visualização, listagens e gráficos dos resultados.

APLICAÇÕES:
O LINFLOW possui aplicações em diversas indústrias, tais como:

  • Automotiva – análise de vibração e acústica devido a oscilações no corpo do veículo, escoamentos estáveis e instáveis no bloco do motor, pressões oscilando nas linhas de combustível, sons e vibração do sistema de exaustão em função da velocidade do veículo.
  • Aeroespacial – análises de escoamento e estabilidade aeroelástica devido a vibrações em torno da fuselagem, asas e demais componentes de aeronaves, otimização da geometria de propulsores.
  • Mecânica – análise de estabilidade aeroelástica devido a vibrações em equipamentos rotativos tais como ventiladores e turbinas para verificação do comportamento das hélices e otimização de geometria para evitar problemas de fadigas.
  • Offshore – análise de “risers”, linhas flexíveis, dutos, válvula e conexões sujeitas a vibrações induzidas por escoamentos interno ou externo. O programa utiliza as freqüências e modos de vibração da estrutura(calculados no ANSYS) e a partir destes dados utiliza o “solver” de resposta harmônica “full” para efetuar a análise aeroelástica de simulação de interação fluido-estrutura.
  • Naval – análise de vibrações acústica em um meio que escoa, determinação da massa adicional hidrodinâmica de estruturas submersas, projeto acústico de sensores submersos considerando o efeito dos sensores se movendo em relação à água.
  • Construção civil – análise acústica, cálculo do nível de pressão acústica em interiores em função da velocidade e direção do vento. Em ambientes fechados considera a rigidez e amortecimento das paredes e fontes de sons e vibrações externas. O amortecimento das paredes é representado por impedância acústica.
  • Eletrônica - análises de acréscimo de pressão(“squeezed-film pressure”) e amortecimento devido à viscosidade em fendas ou aberturas muito estreitas em sistemas micro eletro-mecânicos(MEMS-“Micro Eletro-Mechanical Systems”) que precisa levar em consideração o efeito da pressão e amortecimento em combinação com a interação fluido-estrutura.

ANÁLISES EXECUTADAS:
  • Escoamento de fluidos interno e externo: velocidades e pressões.
  • Estabilidade aeroelástica com utilização dos métodos V-g e P-k. São executados cálculos para a análise do escoamento instável para se assegurar de que cada ponto do diagrama V-g ( amortecimento e freqüência plotados em função da velocidade) está convergindo corretamente. Capacidade única deste programa.
  • Aeroelástica(interação fluido-estrutura): resposta harmônica do sistema incluindo o acoplamento fluido-estrutura com o cálculo dos modos de vibração do conjunto estrutura-fluido, velocidades e pressões atuantes na estrutura a serem utilizadas como carregamentos em uma análise de tensões.
  • Aerodinâmica: coeficientes de arrasto e de sustentação x ângulo de ataque.
  • Acústica: freqüências e pressões em ambientes internos e externos.

A empresa ANKER-ZEMER:
Empresa de engenharia com escritórios na Noruega e Suécia.

Atua no mercado de simulação computacional desde 1984 como desenvolvedora do programa LINFLOW e como prestadora de serviços de suporte técnico, consultoria e treinamento dos produtos ANSYS e LINFLOW. Faz parte do programa ESP(“Enhancement Software Program”) da empresa ANSYS para o desenvolvimento de funções e/ou programas que possuem integração e/ou interface com os produtos ANSYS.

A empresa é composta de engenheiros, mestres e doutores, com especializações nas áreas de aerodinâmica, aeroelástica, acústica e dinâmica de fluidos (CFD – “Computational Fluid Dynamic”).


LIDER EM SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL